Colômbia, também conhecida como a produtora mundial de esmeraldas e de mais de 70% das flores importadas para os
Estados Unidos. Um país originalmente habitado por civilizações indígenas e depois conquistado pela colonização espanhola, tem contrastes e múltiplas influências étnicas, culturais e ecológicas (um dos 17 países mega-diversos do mundo). Este pode ser o seu destino para as
férias 2019.
A Segunda maior população da
América do Sul. Nos últimos anos, o turismo na Colômbia cresceu e o país se revitalizou. O povo colombiano tem grande prazer em receber visitantes – são muito receptivos e calorosos!
Tem fronteiras com o
Brasil e a Venezuela, a leste; com o Equador e o
Peru, ao sul; para o norte com o Mar do Caribe; a noroeste com o Panamá e a oeste com o Oceano Pacífico.
O café é uma das suas grandes paixões e força na economia. Não perca a oportunidade de conhecer uma loja Juan Valdez e degustar os “tintos” (café puro) mais famosos ou em qualquer barraquinha.
A comida na Colômbia é algo simples, com elementos da terra e sabores marcantes. Neste lugar, o abacate não é considerado uma fruta, mas um acompanhamento para lanches ou pratos principais compostos por feijões, arroz, ovo, frango, plátano (um tipo de banana) e uma sopa, antes do prato principal (herança alimentar
europeia).
Passeio até Zipaquirá – Zipaquirá (42km de Bogotá) é uma das mais importantes cidades produtoras de sal da Colômbia, e uma enorme (e funcional!) “Catedral” foi construída dentro de uma das minas gastas. De fato, a Catédral del Sal é uma das atrações mais fascinantes de toda a Colômbia, mesmo que você não tenha a chance de aproveitar o charme da Zipaquirá Colonial antes de retornar a Bogotá.
Feira das Flores de Medelín – O evento mais emblemático deste produto que é carro-chefe do país, as flores para exportação. Um festival que costuma acontecer de 31 de julho a 09 de agosto – uma festa multicolorida. Esta celebração foi criada em 1957 e conta com eventos como o Festival de Orquestras. O evento principal é o desfile de “silleteros”, no qual participam agricultores que produzem arranjos florais e os carregam em suas costas usando “silletas” (um suporte de madeira). Em cada uma delas, que podem pesar até 70 quilos, são utilizadas entre 25 e 70 variedades de flores.
As Praias
Reservamos esse espaço para o que realmente interessa – as praias. E na Colômbia elas são banhadas pelo mar do Caribe – são lugares realmente paradisíacos.
San Andrés – Ilha de
San Andrés é a mais famosa e badalada, recebe os turistas em ritmos de calypso, rumba, vallienato e cumbia;
A ilha da Providência – A
Ilha da Providência é uma província vizinha a San Andrés (72km). De clima muito quente, há muito menos turistas e as praias são incrivelmente belas (muitas ainda intocadas). Uma ilha colonizada por ingleses, que tem como forte fonte econômica a pesca e a agricultura. O idioma falado por lá é o Criollo, mas também falam espanhol e inglês. Você chega fácil (e muito mais barato) saindo de San Andrés por um catamarã – procure reservar seus tíquetes de ida e volta pelo menos dois dias antes de ir.
Santa Marta –
Santa Marta é uma cidade costeira que conta com um clima médio de 27°. Pode ser visitada em qualquer época do ano e conta com inúmeras
praias, sendo as mais famosas a Playa Cristal; Playa Grande; Playa Granate e Bahia Concha, esta pertencente ao Parque Nacional Natural Tayrona que falaremos melhor em seguida.
Parque Nacional Natural Tayrona – Localizado aos pés da maior cadeia de montanhas costeiras do mundo, a Sierra Nevada de Santa Marta, o
Parque Nacional Tyrone é uma reserva ambiental de 15.000 hectares preservados, fundada em 1969. Recebe esse nome em homenagem a civilização indígena que habitava a província de Santa Marta, antes da invasão espanhola. Os índios fugiram dos espanhóis e se refugiaram na Sierra Nevada, onde vivem seus remanescentes até os dias de hoje. Um parque preservado, no qual não é permitido nenhuma construção
hoteleira ou de comércio em suas proximidades, tendo o turismo controlado. Há uma lista do que pode ou não ser levado para o parque e os guardas florestais fazem revistas constantes. Um parque seguro, com guardas e militares fiscalizando todo o percurso.
Este parque é ideal para diversas modalidade de
ecoturismo: há muitas praias lindas, desertas e apaixonantes; o melhor trajeto é feito por trilhas, de ampla diversidade natural, riquíssimas flora e fauna, que deixarão você extasiado. O acesso é fácil, com rampas e escadas nos trechos mais acidentados. Não se esqueça do protetor solar, do repelente de insetos, de roupas leves e tênis de caminhada!
Cartagena das Índias
Cartagena das índias é um verdadeiro sonho! Suas casinhas coloniais são coloridas e floridas que nos remete à uma atmosfera
romântica. Oferece atrações como museus, lojinhas, cafés, bares e restaurantes, complexos arquitetônicos e centros culturais. Um lugar que você não deve perder é o Castillo San Felipe de Barajas – uma antiga fortaleza, erigida por escravos para proteger Cartagena de invasores e piratas. Os
passeios locais possuem guias especializados para contarem toda a história do forte e suas dependências.
Em Cartagena também há praias como Bocagrande, Islas del Rosário e playa blanca de Baru, muito famosas pelas águas azuis. Você não pode deixar de contemplar o encantador pôr do sol no Café Del Mar.
Bogotá
A gente precisaria de um post inteiro para falar só de
Bogotá! Vale dizer que a capital concentra o que há de melhor em termos de diversão,
gastronomia e cultura. Citaremos aqui alguns pontos obrigatórios para serem visitados:
Distrito histórico de La Candelaria – muito charmoso e turístico. Tem como principais atrações a Plaza de Bolivar, Museo del Oro – simplesmente uma exposição guiada, com mostras de toda a mineração de ouro da Colômbia. Não se esqueça de passar pelo interior de alguma igreja e conferir a beleza arquitetônica e artística espanhola.
Vida noturna – Na Zona Rosa você pode conhecer alguns bares com música ao vivo, mas se o seu negócio é realmente curtir e festar, vá para Andrés Carne de Res (aproximadamente 1h de Bogotá) ou pegue um ônibus de festa na frente de qualquer albergue (um dos mais famosos é o Cranky Croc).
Parque de las Águas – um dos mais belos parques da cidade, tem um teleférico que leva até o topo de Monserrate. Aqui, você pode obter um panorama impressionante de Bogotá, sem mencionar um incrível e estimulante exercício – não pegue o teleférico, a menos que esteja fisicamente limitado de alguma forma!
Com essas dicas esperamos que você curta cada momento de sua estada na Colômbia. O VaiMesmo em parceria com o
Hurb Valoriza o que é mais importante e tem sempre os roteiros perfeitos para você viver mais histórias!