Mares turquesa brilhando ao sol da manhã na areia fina e morna e um pôr do sol explodindo entre vermelhos e laranjas nas águas calmas e lentas. Se você é como a maioria dos turistas, essas imagens são provavelmente o que atraiu você para visitar as Filipinas.
Mas não se iluda tanto, Manila é uma cidade grande e caótica. Mas suas riquezas são históricas…
A localização privilegiada de Manila no meio do Pacífico tem sido um presente e uma maldição desde o início. Ao longo de toda a sua história, Manila foi cobiçada e conquistada, embelezada e bombardeada. Uma beleza exótica que mescla aspectos europeus e asiáticos.
Apesar do clima caótico de transito e prédios cinzentos presentes na capital, Manila esconde um tesouro: tire um momento para relaxar e se organizar. O caos é apenas uma camada – há muito mais em Manila do que os olhos.
As potências coloniais ocidentais lutaram entre si para ocupar Manila – dos conquistadores espanhóis que “descobriram” a cidade e a apelidaram de “Pérola do Oriente”, breves ocupações britânicas e invasões holandesas, e até um cerco de piratas chineses. Depois de três séculos de domínio espanhol em que Manila emergiu como uma das cidades mais modernas da Ásia, os americanos e japoneses transformaram Manila em seu campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, deixando a cidade em ruínas.
Dia 1 – Caminhe por Intramuros para conhecer as influências da era espanhola na arquitetura, culinária e tradições de Manila.
Dia 2 – Explore Binondo, a Chinatown mais antiga do mundo, e atravesse os movimentados mercados de rua e os buracos nas paredes para experimentar o melhor da culinária filipino-chinesa.
Dia 3 – Siga para as modernas cidades da região metropolitana de Manila. Encontre bares da moda, restaurantes finos e lojas sofisticadas em Makati, o distrito empresarial e comercial do país. Ou dirija-se a Katipunan em Quezon City para relaxar espaços verdes, lojas cafonas e cafés.
1º Dia – Descubra Intramuros!
Intramuros é o distrito mais antigo de Manila e do centro histórico. Atualmente, é o único distrito de Manila onde você ainda pode ver as antigas influências da era espanhola.
Se você estiver viajando pelo sudeste da Ásia, o destino intramuros é uma pausa bem-vinda de todos os santuários e templos que a maioria das culturas do leste asiático tem em comum. É um lugar perfeito para aprender um pouco mais sobre a história do país e experimentar a cozinha tradicional filipina.
Comece em Forte Santiago e vá até a Igreja de San Agustin. Faça um almoço filipino em um dos restaurantes tradicionais, antes de retomar sua caminhada em direção ao Baluarte. Se você quiser pegar o pôr do sol, vá para a Baía de Manila. Caso contrário, o bar do terraço do Bayleaf Hotel (Sky Deck View Bar) é um ótimo lugar para tomar uns drinques à noite.
Fort Santiago
Um dos locais históricos mais importantes de Manila: uma cidadela construída primeiramente pelo conquistador espanhol Miguel Lopez de Legazpi e usada como a antiga sede militar do governo colonial espanhol. José Rizal, o herói nacional filipino, foi preso aqui antes de sua execução em 1896. O Museu do Santuário Rizal dentro do forte exibe as recordações do herói.
Plaza Roma
Descanse junto à fonte enquanto admira os edifícios antigos da época de domínio espanhol, incluindo a Catedral de Manila, Ayuntamiento e o Palácio de Governador.
Igreja e Museu de San Agustin
Um Patrimônio Mundial da UNESCO, esta igreja barroca espanhola é considerada a mais antiga igreja de pedra atualmente nas Filipinas.
2º Dia – Binondo
O Intramuros é uma das áreas mais turísticas mais amigáveis em Manila. Agora é hora de ver a verdadeira coragem da cidade.
Igreja Binondo (Basílica Menor de São Lourenço Ruiz)
Logo depois que o distrito de Binondo foi fundado pelo governo espanhol para os imigrantes chineses em 1594, a igreja de Binondo foi construída para encorajar a comunidade chinesa a se converter ao catolicismo.
Plaza San Lorenzo Ruiz
Do outro lado da Igreja Binondo está a Plaza San Lorenzo Ruiz, a principal praça pública de Binondo, em torno da qual são erguidas as principais estruturas de Binondo. Vários marcadores históricos estão instalados na praça, comemorando vários momentos da história da região.
Baluarte de San Diego
Fort Nuestra Señora de Guia é uma das mais antigas estruturas conhecidas em Intramuros. Os visitantes podem admirar e descansar nos jardins dentro do baluarte
3º Dia – Continue explorando Binondo
Eng Bee Tin
Eng Bee Tin foi criada em 1912, tornando-se um dos mais antigos fabricantes de hopia(uma espécie de bolinho Ana Maria de lá). Os fundadores afirmam ter iniciado a “revolução da hopia” – a partir de dois sabores tradicionais (feijão mungo e porco), eles agora vendem mais de 25 sabores como o pandan e o creme. Não deixe de provar o doce de inhame roxo “hopia ube”.
Um café solidário para os bombeiros
Acima da Eng Bee Tin está o Café Mezzanine, um restaurante dedicado a doar fundos para os bombeiros voluntários de Binondo. É particularmente famoso pelo kiampong ou “arroz do pobre”, que é arroz-salgado misturado com cogumelos, várias carnes e molho de soja. Combine com lechon kawali para o sabor Tsinoy (filipino-chinês).
Casa Manila Museum
O museu retrata o estilo de vida colonial durante a colonização espanhola das Filipinas. É a casa típica do Ilustre Filipe e da corte durante esse período.
Silahis Center
Uma loja de antiguidades e artefatos com uma vasta coleção de itens culturais, incluindo cestas de tecido, estátuas de madeira e outros artesanatos de todo o país.
Para quem sentiu falta de praias por aqui, vale lembrar que as praias das Filipinas estão muito distantes da capital Manila, portanto merecem uma atenção especial num próximo post!
São ilhas incríveis que merecem um post completo sobre elas.
Viva mais histórias com o VaiMesmo e o Hurb.
Valorizamos o que importa: você.