Todo o planejamento da viagem foi feito com bastante antecedência e a única sensação ruim que esperamos ter é aquela de ter esquecido de levar algo, o que fatalmente acontece.
Ao chegarmos ao nosso destino no exterior torcemos para que nada de errado aconteça, não é mesmo? Nós nunca esperamos ter problemas em uma viagem, viajamos e a nossa única preocupação é aproveitar ao máximo, mas, infelizmente, temos que estar preparado para tudo.
Caso algum imprevisto aconteça, você sabe a quem recorrer?
Problemas como furto ou perda de documentos, acidentes, doenças e até mesmo um problema policial podem ocorrer, saiba em quais situações o consulado brasileiro pode ou não pode lhe ajudar.
Em caso de perda de documentos entre em contato com o posto consular mais próximo imediatamente.
Caso a cidade onde esteja não tenha um consulado brasileiro, prepare para viajar dentro da sua viagem até a cidade mais próxima onde tenha um posto consular brasileiro.
Sem o passaporte no exterior o turista praticamente não existe, então, em caso de perda deste documento o cônsul pode emitir um novo passaporte
O tempo para emissão do passaporte pode ser reduzido, mas não será emitido de um dia para o outro.
O turista deverá desembolsar todos os custos pela emissão do documento.
Caso tenha perdido o passaporte poucos dias do seu retorno ao Brasil, poderá solicitar ao consulado ou embaixada uma autorização de retorno ao Brasil (ARB).
Este documento é gratuito e só pode ser utilizado uma vez para voltar o Brasil.
Em caso de perda de documentos dentro do aeroporto, no avião ou hotel comunique imediatamente o funcionário mais próximo para que ele possa lhe auxiliar na busca pelos documentos.
O setor de achados e perdidos pode ser de grande ajuda.
Em caso de furto ou roubo dirija-se imediatamente ao posto policial mais próximo e emita um boletim de ocorrência.
Caso não domine o idioma, solicite uma ligação ao consulado brasileiro e eles podem lhe fornecer um interprete.
Com o boletim de ocorrência em mãos entre em contato com o consulado mais próximo.
O cônsul lhe ajudará a entrar em contato com um familiar ou um ente próximo no Brasil.
O turista poderá receber dinheiro via banco ou transferência de empresas especializadas.
Caso esteja impossibilitado de receber dinheiro desta maneira o cônsul poderá lhe fornecer uma quantia que deverá ser paga por parentes ou amigos diretamente na conta do Itamaraty.
Em casos extremos o consulado poderá lhe prestar assistência financeira para que consiga retornar ao Brasil e o turista se comprometerá a pagar essa quantia imediatamente quando regressar ao Brasil.
Caso esteja utilizando o seguro do cartão de crédito, entre em contato com a operadora que também poderá lhe auxiliar.
Em caso de perda ou furto de telefone celular, o turista deverá entrar em contato diretamente com a operadora de telefonia e solicitar o bloqueio da linha.
O mesmo acontece para o caso de perda ou furto do cartão de crédito, o turista deverá entrar em contato com a operadora do cartão e solicitar o bloqueio do cartão.
Caso o turista venha a ser detido no exterior ele deverá solicitar um contato imediato com o cônsul que terá a função de comunicar a família ou parente mais próximo no Brasil sobre a detenção.
O cônsul também poderá obter para o detido junto as autoridades locais todas as informações sobre as razões da detenção e as sanções penais previstas pela legislação local, bem como a duração do processo e eventuais possibilidades de isenção de pena.
O cônsul também poderá fornecer ao detento uma lista de advogados que podem lhe auxiliar no caso.
Caso alguém tenha se perdido durante uma viagem ao exterior, seja uma criança ou um adulto, comunique imediatamente a unidade de policia mais próxima.
Entre em contato com o consulado brasileiro que lhe dará total apoio.
Em casos de crianças desaparecidas em países da União Européia, ligue gratuitamente para o número 116-000.
O site www.missingchildreneurope.eu fornece uma lista e endereços de organizações não governamentais que auxiliam nas buscas de pessoas desaparecidas.
O consulado brasileiro não presta nenhum tipo de assistência em caso de doenças ou acidentes.
Por isso é tão importante a obtenção de um seguro antes de viajar.
O seguro pode ser obtido nas próprias agências de viagens, seguradoras de saúde, bancos e até empresas especializadas neste tipo de serviço.
Saiba como utilizar o seguro do cartão de crédito clicando aqui.
O consulado também não presta assistência para obtenção a vistos de trabalho.
Não auxilia na resolução de problemas financeiros como pagamentos de multas ou dividas
O cônsul não servirá como seu advogado para resolução de problemas, mas pode lhe oferecer uma lista de advogados no qual gozam de confiança no consulado.
O consulado não pode lhe ajudar na resolução de problemas contratuais assinado por você (por exemplo: Contratação de qualquer tipo de pacote turístico)
Caso esteja em países onde o Brasil não tem uma embaixada ou consulado o turista deverá entrar em contato com embaixadas cumulativas em países vizinhos.
E o mais importante, o site www.consulados.com.br/brasil trás a lista de todos os consulados do Brasil no mundo.
Esperamos que nunca venham a precisar de tais serviços, mas caso aconteça, esperamos ter ajudado.
Viaje, #VaiMesmo e seja feliz!
Por:
@fabitohenrique
“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.“
#VaiMesmo!
|