Também conhecido na região como Xenotes, antigamente os Maias tinham os cenotes como lugares sagrados, pois, além de serem fonte de água potável, eram tidos como a porta de entrada ao mundo do mortos. E então ali realizavam cerimônias sagradas, cultuando os deuses e ofertando objetos preciosos e até com sacrifícios humanos.
Atualmente, os cenotes servem aos turistas apenas para banhos e mergulhos, e são bastante procurados pelos turistas por conta de suas belezas naturais.
Na região da Riviera Maia existem diversos cenotes que estão localizados na rodovia que liga Cancun a Tulum, por todo o caminho diversas placas indicativas apontam a localização dos cenotes.
Um dos mais famosos é o Cenote Sagrado (Ik Kil), um cenote aberto, cercado de vegetação, localizado em Chichén Itzá.
Diversas excursões fazem paradas nesse cenote após a visita às ruínas de Chichén Itzá.
Para os mais aventureiros, há cenotes subterrâneos, como os Dos Ojos e o The Pit (esses dois muito procurado para a pratica de mergulho) assim como o Car Wash, em que o mergulho é todo feito por dentro de caverna.
O Cenote Ik Kil por exemplo tem toda estrutura necessária para receber os turistas, equipado de estacionamento, bar/restaurante, banheiros e armários para guardar os pertences.
Para entrar é cobrado o valor de $ 70 pesos.
Muita gente visita os cenotes e sequer entra na água, apenas por apreciar a exuberante beleza da natureza que se formou no local e tirar aquela selfie para eternizar o momento já vale a entrada.
Porém os cenotes permitem que adultos e crianças nadem nas águas cristalinas. Alguns mais corajosos se arriscam a subir até um ponto mais alto e saltar até o fundo do lago.
Não esperem tranquilidade ao visitar os cenotes, pois eles são um dos pontos turísticos mais procurados de Cancun.
Não importa qual seja a época do ano que vá a Cancun, os cenotes sempre estarão cheios, pelo menos os mais famosos.
E você já foi a Cancun? Visitou os cenotes? Deixe seu relato para nós.
#VaiMesmo!
Por:
@fabitohenrique
“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.“
#VaiMesmo!
|