No final de 2015 o site theverge.com flagrou em Manhattan a instalação de uma dessas torres Wi-Fi próximo à Union Square.
Cada torre terá quase 3 metros de altura e proporcionará sinal wi-fi para um raio de aproximadamente 45 metros, com velocidades de até 1 Gbps.
A torre conectada disponibilizará porta USB de recarga para seus gadgets e também um tablet Android embutido com alguns apps pré-instalados, permitindo que a população possa utiliza-lo para consultar mapas da cidade e realizar chamadas de vídeo por exemplo.
Além disso, as torres continuarão servindo como orelhões, permitindo que a população faça ligações gratuitas dentro dos EUA.
E nessa quarta feira (19/01/2016) a primeira torre começou a operar, localizada entre 15th Street e a 3rd Avenue a torre oferece internet gigabit totalmente grátis para a população, ainda em fase beta.
Hoje, é normal ver as pessoas entrando no Starbucks por exemplo e comprando uma bebida qualquer só para sentar-se e poder usufruir da rede wi-fi que a loja oferece.
Parece que não será mais necessário gastar dinheiro no Starbucks para ter acesso grátis a uma internet de boa velocidade, pelo menos em Nova York por enquanto.
Uma rede gigabit é realmente rápida, mas como será seu desempenho com vários acessos simultâneos por exemplo?
A equipe do gizmodo.uol.com.br esteve em Nova York e realizou alguns testes de velocidade, comparando o link da LinkNYC com outras duas redes, a do próprio Starbucks e da estação de metrô de Nova York.
Confira abaixo o resultado dos testes:
Rede LinkNYC.
Rede Pública do Metrô de Nova York.
Rede da loja Starbucks.
Pelos testes podemos ver que a rede da LinkNYC é pelo menos 10 vezes mais rápida que as redes publicas disponíveis hoje na cidade.
É importante salientar que a tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento.
Uma vez constatada a eficácia do serviço a cidade planeja ter aproximadamente 7.000 unidades até o final do ano.
A estimativa é inaugurar dez novos postes por dia e ter 500 operando até julho.
Isso significa que se você visitar Nova York dificilmente seu dispositivo ficara fora da área de cobertura.
Que fique claro: esses “postes com Wi-Fi” não foram feitos para as pessoas ficarem ao lado deles vendo Orange Is the New Black — embora a equipe do LinkNYC tenha dito que é possível. Foram feitos para atividades rápidas, como chegar e-mail, baixar um mapa da cidade ou fazer uma rápida ligação no Skype.
Para acessar a rede basta o usuário conecta-la nos ajustes wi-fi do seu dispositivo e então cadastrar o endereço de e-mail (pratica comum nas redes publicas de lojas nos EUA) e então aproveitar a rede.
Confira abaixo o vídeo publicado no site da The Verge.
Para maiores informações: www.link.nyc
Fotos: Gizmodo e TheVerge
Se você vai para Nova York, se você está em Nova York e já pode usufruir do serviço deixe aqui seu comentário e nos conte a experiência.
Aproveite Nova York, aproveite sua viagem e #VaiMesmo!
Por:
@fabitohenrique
“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.“
#VaiMesmo!
|
.