Bonito é um município localizado na região Centro-Oeste do Brasil, exatamente no estado de Mato Grosso do Sul.
Situado entre Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã Bonito é simplesmente um paraíso, um dos principais pólos do ecoturismo mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes,cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas, Bonito é simplesmente o melhor lugar para se fazer mergulho fluvial no Brasil
Diz a lenda que no final dos anos 60 e início dos anos 70 um fazendeiro da região descobriu um buraco no solo de sua propriedade.
Dentro deste buraco nada mais nada menos que 72 metros de profundidade escondiam um imenso e belo lago de águas cristalinas tomado por estalactites.
Hoje batizado de abismo Anhumas esse buraco é apenas um dos tantos pontos turísticos que atraem turistas do mundo todo em busca de aventura.
Hoje, o Abismo Anhumas tem toda uma estrutura para receber seus visitantes, o único modo de descer até o lago é descendo de rapel os 72 metros de altura, qualquer pessoa pode descer o abismo, mas antes precisa passar por um treinamento em um dos centros de apoio da cidade.
Foto de viajeaqui.abril.com.br
Uma certa hora do dia o sol está localizado exatamente em cima da fenda do abismo criado assim uma das mais belas cenas que o homem pode presenciar.
Para fazer mergulho com cilindro no lago do abismo o visitante precisa ter um curso de mergulho.
Voltando a história de Bonito, aos poucos, o tal buraco (abismo), a famosa gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e os rios incrivelmente transparentes e coberto de peixes coloridos ganharam fama e infraestrutura turística, tornando a região, na década de 90, o paraíso ecológico do Brasil.
O cartão postal de Bonito é a Gruta do lago Azul.
O visual é simplesmente incrível, hoje para descer até a gruta o visitante pode aproveitar de uma das melhorias que o ponto turístico recebeu nos últimos anos, nada mais, nada menos que 300 degraus.
Antigamente para descer até a gruta era necessário ir se escorando entre as rochas e os caminhos tortuosos que levavam até a gruta.
Mas vale a pena cada passo dado, a gruta é simplesmente incrível.
Uma lagoa azul coberta por estalactites, simplesmente maravilhoso.
Foto de bonitowaytur.blogspot.com.br
Como todo o passeio em Bonito, todo o percurso é seguido por guias que vão explicando cada centímetro do lugar.
Na gruta o guia explica que a água não é tingida artificialmente, assim como ela não é azul de verdade, a água é transparente como qualquer outra, o que a deixa com esse aspecto azulado é o reflexo da luz solar no fundo da lagoa.
Em Bonito o solo tem origem em rochas calcárias, a sul solar refletida no calcário com a sombra da cortina de estalactites formam esse visual maravilhoso.
Não é permitido entrar na lagoa para preservar o local.
Fica o alerta para pessoas com problemas de labirintite, a descida até a gruta pode dar tonturas.
A atividade mais comum em Bonito é fazer flutuação nos cristalinos rios cobertos de peixes coloridos, o mais famoso e cristalino é o rio Sucuri.
Munidos de um pé de pato e um snorkel, a sensação que se tem é que estamos flutuando em um aquário, tamanha a visibilidade que alcança muitos metros de distancia. Isso só é possível graças à composição puramente calcária das rochas onde nascem os rios. A correnteza suave, que não carrega barro ou terra, conduz os visitantes à flutuação sobre graúdos dourados, pintados e piraputangas. Ao fazer flutuação você é instruído a não tocar o pé no fundo do rio para evitar de levantar qualquer coisa que venha prejudicar a visibilidade do rio.
Quem não tem curso de mergulho pode tirar uma onda em Bonito.
No rio Formoso é possível fazer um mergulho de cilindro acompanhado de instrutor em um rio de aproximadamente 5 metros de profundidade.
Você passa por um treinamento de segurança e percorre todo o rio acompanhado de um instrutor, vale muito a pena.
Quer diversão garantida em Bonito?
Nós do Vai Mesmo indicamos o Rafting no rio Formoso.
Divididos em grupos, a descida do rio depende da remada de seus integrantes, que se revezam ao cansar do braço (e cansa mesmo).
A descida do rio e a frieza ao encarar as cachoeiras já garantem a diversão do passeio, mas nada se compara quando os grupos se encontram, e então, da incio a uma verdadeira guerra de água.
Uma câmera sub-aquática nessa hora pode capturar bons momentos.
Simplesmente sensacional.
Pontos turísticos.
Logoa Misteriosa.
A lagoa é perfeita para a prática de flutuação e mergulho, muitos peixes coloridos habitam o local e sua água impressiona pela incrível transparência e visibilidade.
A Lagoa Misteriosa é hoje considerada a sétima caverna mais profunda do país e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade.
Rio da Prata.
Um pouco mais de dois quilômetros de descida de rio te colocam para flutuar entre dourados, pintados, pacus, curimbatás, cascudos, piaus, piraputangas…
Antes mesmo de entrar no rio o turista já se aventura em meio a uma trilha de uma hora em meio à mata nativa repleta de macacos, cotias e quatis.
Cachoeiras.
Em Bonito as cachoeiras merecem um destaque especial, destacamos a Boca da Onça, sendo a maior cachoeira do estado com 156 metros de queda d’água.
Também merece destaque a Estância Mimosa, uma estância com 10 cachoeiras, uma mais linda que a outra.
Balneário Municipal.
É conhecido como o clube de Bonito, pois é bem frequentado pelos moradores locais, o balneário é um bom local para mergulhar em meio as águas cristalinas do rio Formoso, o balneário oferece quadra de vôlei de areia, campo de futebol de areia, lanchonete e aluguel de equipamento para mergulho.
Buraco das Araras.
Um show a parte.
Um mirante permite visualização completa de uma gruta de 120 metros de profundidade por 160 metros de diâmetro.
Não é permitido entrar no Buraco, que é habitado por uma infinidade de araras vermelhas e papagaios que tem seus ninhos escondidos entre as fendas do lugar.
Foto de Bergson Romero
Praia da Figueira.
Quem disse que precisa de mar para ter praia?
Em Bonito a praia da figueira é na verdade uma lagoa de 60 mil metros quadrados, mas com muita cara de praia, com quiosques, vôlei de areia, frescobol, tirolesa, caiaque e pedalinho a praia da figueira faz lembrar viagens ao litoral.
Balneário do Sol.
Assim como o Balneário Municipal tem toda a estrutura e conforto de um clube, quadras, churrasqueiras e restaurantes.
Conforto ideal para famílias com crianças pequenas.
Centro da Cidade.
O peixe simbolo da região é o Piraputanga, e ao chegar na cidade você logo verá um belo monumento expondo seu simbolo na praça principal do pequeno centro comercial de bonito.
Não é exagero dizer que o centro comercial de Bonito é um pequeno centro, é possível percorrer toda a avenida a pé e como toda cidade turística é cheia de lojas vendendo artesanatos, também existem algumas agências de turismo no qual permite que você possa escolher os passeios do qual gostaria de realizar.
Dentre as opções, é possível fechar pacotes em turma para um passeio até Miranda no Pantanal, ou então se ainda tiver pique para encarar algumas horas de estrada, é possível alugar uma van com motorista que leva seus aventureiros para fazer compra no Shopping China no Paraguai.
A cidade é bem bonita e florida, os comerciantes costumam ser bem atenciosos com os turistas.
A cidade conta com agencia dos Correios, Hospital Darci Bigaton, Rodoviária de Bonito, Aeroporto de Bonito, agencia dos principais bancos além de um Campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Em abril a cidade celebra a festa do Peão de Boiadeiro de Bonito, o evento é realizado anualmente no final de abril com término no começo de maio.
Típica de peões que representam as fazendas de todo o Estado e concorrem a troféus de várias modalidades.
Em julho acontece o Festival de Inverno de Bonito, organizado por moradores e apoiadas pelo governo, o festival tem o objetivo de ampliar o potencial turístico de Bonito.
O evento reúne músicas, festas, teatros, exposições de artes plásticas, de fotografia, cinema voador, vídeos e palestras, e tem duração de 10 dias.
Quantos dias permanecer em Bonito.
No mínimo cinco dias, 7 dias seria o ideal.
Bonito tem muita coisa para se fazer e conhecer, e muitos passeios, podem levar o dia todo para se realizar, não permitido que você divida o dia em dois ou três passeios.
Programa sua viagem com antecedência, e sempre que possível monte seu roteiro antes de embarcar.
Quando ir.
Entre Dezembro e Março é o período que mais chove em Bonito, nessa época a paisagem fica mais bonita, vegetação verde e o nível dos rios estão mais alto e as cachoeiras com um volume bem grande de água.
Porém, com chuva alguns passeios como flutuação no rio Sucuri e mergulho no rio Formoso podem ter a visão prejudicada.
No inverno (entre junho e agosto) é a época com melhor visibilidade nos rios.
Se quer economizar, evite a alta temporada pois os preços praticados pelas agências de turismos, pousadas e restaurantes se elevam consideravelmente.
Como chegar a Bonito.
Até uns anos atrás o único modo de pousar direto em Bonito era via a companhia aérea Trip em parceria com a CVC.
Hoje a companhia Azul faz voos para Bonito saindo de Campinas (SP).
Cuidados extras.
É recomendado tomar vacina de febre amarela e complexo B uns 10 dias antes de embarcar a Bonito, o complexo B funciona como um repelente para os mosquitos de lá, os repelentes normais não costumam fazer efeito.
Evite beber água que não seja mineral, a “água da torneira” deles tem muito calcário, e quem não está acostumado normalmente passa mal.
Sempre que comprar um suco em restaurante, perguntar se o mesmo foi feito com água mineral.
Leve um bom tênis, em passeios como a Gruta do Lago azul e outras trilhas o tênis se torna bem útil.
Quem não tem máquina fotográfica subaquática pode alugar uma nas lojas de material fotográfico, no Centro da cidade. Nos locais dos passeios também é comum o aluguel dos equipamentos
Imperdíveis:
Sorvete assado!
O Palácio dos Sorvetes teve uma deliciosa ideia para atrair os turistas no inverno: assar o sorvete!
O sorvete é servido numa tigela de barro com salada de frutas, sorvete, chantilly e creme de leite.
A cobertura sai do forno como se fosse um suspiro e o mais incrível, o sorvete não derrete.
Carne de Jacaré!
O restaurante Castellabate e o restaurante Pantanal tem como especialidade servir carne de jacaré.
A aparência lembra em muito o frango, o gosto é bem peculiar, vale a pena provar.
Onde ficar.
Em Bonito há muito mais pousadas do que hotéis, a maioria bem simples com a área social bem reduzida, porém aconchegantes.
A maioria está localizada no centro, perto do comércio da cidade, se a ideia é curtir o lugar, e e explorar ao máximo tudo que Bonito oferece, você sairá bem cedo do hotel e voltará somente para jantar, então não vale a pena investir tanto assim em hospedagem, porém, se ainda assim, quiser algo com uma estrutura maior e melhor, indico o Zagaia Eco Resort
Meios de locomoção.
Alugar um carro em Bonito pode ajudar, mas não é primordial.
Todos os passeios ficam afastado da cidade e das pousadas e hotéis, porém, se você optar pelos pacotes das agências de viagens da cidade o transporte está incluso e o mesmo o pega na porta do hotel e o deixa no mesmo local, para andar pela cidade, um tênis é mais do que suficiente.
Informações úteis.
DDD 67
Centro de Atendimento ao Turista:
Setur: Tel: 3255-1850 | 3255-2160
Comtur: Tel: 3255-2160
Rodoviária
R. Vicente Jacques, 1.680, Tel: 3255-1606
Rodoviária de Campo Grande – Tel: (67) 3382-9170
Bancos
Bradesco e Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi
Caixas eletrônicos somente do Bradesco e do Banco do Brasil
Fuso Horário
Fuso horário: 1 hora menos em relação ao horário de Brasília, você pode estranhar mais bonito parece que tem 1 hora a mais de dia, clareia mais cedo e escurece mais tarde.
Não perca a Oportunidade de visitar Bonito.
—–
Nôs conte como foi a viagem que teremos o maior prazer em compartilhar aqui no Vai Mesmo sua experiência.
#Vai Mesmo
Por:
@fabitohenrique
“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.“
#VaiMesmo!
|