Em resumo, baixa temporada é caracterizada pelo período em que a procura por viagens é menor.
Ou seja, o período de mais procura (férias escolares, início e final do ano) é considerada alta temporada; Nesse período os preços tendem a subir e os lugares ficarem mais cheios.
A rede hoteleira é o principal “termômetro” deste indicador.
Durante as baixas temporadas (e isso varia de país para país e cidade para cidade) é mais comum encontrar valores de diárias bem mais baratas, e isso gera impacto em toda a cadeia de turismo.
Locadoras de automóveis, restaurantes e o comércio local que tem o turista como principal público acabam tendo que se reinventar para ter sempre clientes.
Parece bem vantajoso viajar na baixa temporada, não é mesmo?
Olhando superficialmente é vantajoso sim. Porém, o viajante deve tomar alguns cuidados.
Saiba escolher o seu destino.
Se pensa em viajar para Machu Picchu, por exemplo, você terá que evitar a qualquer custo o mês de fevereiro, pois é chuvoso e a trilha inca vai estar fechada.
O mesmo serve para uma viagem a Tailândia no mês de setembro que é baixa temporada.
Tailândia é um destino com hospedagens e alimentação bem barata, e, na baixa temporada tende a ficar ainda mais em conta, mas é melhor pensar bem antes de comprar a passagem, pois de que adianta ir a Tailândia e não poder visitar as ilhas Phi Phi por conta das chuvas!
Naquela região o período das monções vai de maio a outubro. Você pode até ir, vai ser bem barato, mas você não vai aproveitar muita coisa.
No Oriente Médio a baixa temporada pode lhe render uma certa economia, mas se você não gosta de calor, vai sofrer um pouquinho, o calor é bem intenso.
Pretende viajar a um país islâmico, então tome cuidado pra não ir na época do Ramadã. Geralmente os restaurantes não abrem, em alguns países as atrações turísticas fecham mais cedo.
Geralmente os hotéis diminuem o número de funcionários na baixa temporada, isso por conta do baixo número de hospedes. Em alguns casos o serviço tende a não ser tão eficiente.
Mas, a internet está ai para nos ajudar e tirar todas as nossas dúvidas de modo que evitemos esses contratempos.
Então, basta um bom planejamento antes de comprar as passagens. Estude e pesquise bastante sobre o destino que tem em mente e #VaiMesmo!
Viajar é sempre a melhor opção!
Por: @fabitohenrique
“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.” #VaiMesmo!
|