Qual é lugar mais confortável do avião?
Qual é o lugar mais tranquilo?
Onde serei menos incomodado durante o voo?
Quais os melhores assentos para uma pessoa idosa?
Janela ou corredor?
Frente ou fundo do avião?
Devemos evitar saídas de emergência?
Os assentos em cima da asa balançam mais ou menos em caso de turbulência?
Quais os assentos recomendado para quem sente enjoos?
Essas e outras perguntas estão sempre presentes na hora de escolher o assento, seja na compra ou no check-in.
Para tentar ajudar nossos leitores, montamos um roteiro com uma série de dicas de modo a diminuir as duvidas na hora de escolher o melhor assento no avião.
Nossa primeira e mais importante dica é: Conheçam o site “Seat Guru”
Principalmente para viagens internacionais, o site Seat Guru será literalmente o seu guru na hora de escolher o “assento perfeito”.
Basta o colocar o número do voo e da companhia aérea, na sequência ele identifica quais são os melhores assentos do avião em questão.
Para eleger o “assento perfeito” o site leva em consideração o tamanho das poltronas, a localização dela dentro do aeronave, algum diferencial que ela possa vir a apresentar e vários outros detalhes que fazem a diferença na hora de voar.
São mais de 700 aviões em aproximadamente 100 companhias aéreas ao redor do mundo para fazer sua pesquisa.
O site Seat Expert oferece um serviço semelhante ao Seat Guru.
Ele indica qual assento é mais estreito, qual fica em uma área movimentada do avião, qual tem mais espaço para as pernas, mas tem uma visão limitada da janela, ou ainda, se a poltrona da frente não reclina (positivo), ou o próprio assento não reclina (negativo). Também há uma seção de perguntas e respostas.
Já o site Routehappy é um pouco diferente, ele avalia não só o assento mas o voo como um todo, atribuindo uma nota, ou um ‘índice de felicidade’.
Vários detalhes são levados em consideração: Distância entre os assentos, layout dos assentos no avião (se as fileiras têm configuração 2-4-2 ou 3-4-3), comodidades oferecidas, acesso à internet e opções de entretenimento, a rota do voo influencia na pontuação (viagens com conexões pontuam menos do que voos diretos).
Com todas essas informações é gerado um ranking com os melhores e piores voos para a data indicada ( também é possível visualizar os preços de cada passagem).
Vantagens e Desvantagens dos assentos que dividem as classes
Os assentos que ficam localizados nas divisórias do avião, ou seja, nas áreas que separam diferentes classes, costumam ser disputados.
O Site Guru apontou os prós e os contras desses lugares:
Prós: Sem ninguém sentado logo à frente, nenhum assento vai reclinar em seu espaço, o que geralmente facilita na hora de sair da poltrona; também resulta muitas vezes em mais espaço para as pernas. A televisão provavelmente estará no braço da poltrona, o que permite ajustar a posição, mas pode reduzir a amplitude do assento. Para quem gosta de colocar os pés para cima, é bem mais apropriado fazê-lo contra uma divisória do que contra o assento da frente.
Contras: Nem sempre o espaço à frente é maior para as pernas. A ausência de um assento à frente significa que não haverá espaço para colocar uma bagagem de mão no chão – durante o voo, é possível deixar alguma bagagem na sua frente, mas não durante a decolagem e a aterrissagem; a mesinha ficará no braço da poltrona, que não poderá ser movimentado.
Poltronas mais espaçosas
Atualmente, diversas companhias aéreas estão diminuindo ao máximo o tamanho das poltronas para aumentar a quantidade das mesmas e com isso, se você é um passageiro alto ou costuma ficar com as pernas cansadas durante longas horas de voo você não pode se dar ao luxo de escolher qualquer assento.
Escolha as primeiras fileiras de assentos, pois há mais espaço.
Prefira os assentos do corredor. Sempre que o corredor estiver disponível é possível esticar as pernas.
Escolha os assentos próximos às saídas de emergência, pois os mesmos possuem um espaço maior (Infelizmente essas poltronas têm um custo adicional).
Tranquilidade e conforto
Se você é do tipo de passageiro que gosta de ler ou dormir durante o voo, opte pelas poltronas entre as fileiras 5 e 8.
Porque as crianças que viajam sozinhas e bebês de colo geralmente estão nas primeiras fileiras.
Esses assentos também ficam longe do banheiro e da cozinha, onde é a área de maior movimentação durante o voo.
Para aumentar a sua tranquilidade, escolha os assentos das janelas. Deste modo você também estará longe do fluxo de pessoas e carrinhos de comida que passam a todo instante no corredor.
Evite os assentos localizados depois da fileira 8 pois o barulho da turbina fica cada vez mais forte.
Evite também os assentos da fila da frente das saídas de emergência, pois normalmente se inclinam muito pouco.
Janela ou corredor?
Janela é o lugar ideal para quem curte apreciar a paisagem (as poltronas da primeira fila garantem uma vista melhor), opte pela janela também se você odeia movimento ao seu redor ou sofre com enjoos, normalmente olhar a paisagem da janela pode ajudar.
Corredor é a melhor escolha se você tem medo de altura e não gosta de ficar olhando a janelinha.
O corredor também é uma boa opção se você é daqueles que vai muitas vezes ao banheiro durante o voo, ou se você é uma pessoa alta e precisa esticar as pernas, principalmente em voos muito longos.
Viagem com crianças
Quem viaja com crianças de colo deve preferir os assentos da primeira fileira.
Se a criança já for maior, opte pelos lugares no corredor.
Caso pai e mãe estejam viajando juntos, procure escolher duas poltronas de corredor, uma ao lado da outra: assim, o pequeno fica bem protegido.
E lembre-se, crianças não podem viajar nas saídas de emergência.
Assentos com a melhor vista
Se você quer apreciar a paisagem, opte pelos assentos localizados antes das asas da aeronave, ou os últimos.
Quem senta nas fileiras intermediárias do avião não consegue apreciar a paisagem.
Mais espaço para a bagagem
O espaço para bagagem de mão é o mesmo ao longo de toda a aeronave.
Porém se você tem muita bagagem, escolha os assentos após a fileira 26, pois a turma do “fundão” são os primeiros passageiros a serem chamados para o embarque tendo assim praticamente toda a aeronave disponível.
Turbulências e enjoo
As poltronas que menos sofrem com turbulências com certeza são as que estão localizadas no meio do avião pois ficam próximas das asas da aeronave, sendo assim mais estáveis, amenizando os efeitos das possíveis turbulências.
Olhar a paisagem pela janela também pode ajudar a reduzir essa sensação.
Evite o fundo do avião onde os movimentos da aeronave são mais intensos.
Rapidez no desembarque
Normalmente o desembarque é realizado pela porta dianteira, portanto, se você tem pressa em descer do avião, opte pelos primeiros assentos.
O truque da poltrona do meio
Também há algumas estratégias para tentar melhorar a experiência de voo.
Uma delas está ligada à poltrona do meio, que tende a ser a menos atrativa na hora da compra. Exatamente por este motivo, ao viajar acompanhado o truque é selecionar um assento na janela e o outro no corredor, na mesma fileira, deixando o assento do meio vazio.
Isso porque um assento disponível entre dois assentos ocupados não é muito atraente e por isso (se você tiver sorte) o assento pode não ser adquirido liberando toda a fileira para você e seu acompanhante.
Sempre há o risco de outra pessoa que está viajando sozinha ou ficou sem escolha acabar optando pelo assento entre você e seu parceiro de viagem, mas calma, caso isso aconteça não há motivos para desespero. Basta negociar com a pessoa a troca do assento uma vez que ele seria beneficiado e ficaria com um lugar teoricamente melhor no corredor ou na janela.
O blog Travel Codex afirma ainda que em aviões com configuração 3-3-3, a estratégia para deixar o banco do meio vazio funciona melhor nas fileiras laterais (da esquerda e da direita).
Isso porque quem não tiver outra escolha a não ser o assento do meio vai preferir o da fileira do meio.
Supersticiosos
Para os supersticiosos de plantão, estar nas últimas cinco fileiras pode significar um voo mais tranquilo e seguro: pesquisas afirmam que os passageiros nesses locais tem mais chance de sobrevivência em caso de acidentes.
Enfim…
Escolher assento no avião é uma atividade bem mais complexa do que pode parecer, principalmente se você viaja em classe econômica, pois atualmente as companhias aéreas estão bloqueando os melhores assentos do avião e os vendem com um custo adicional; Não é nenhum valor exorbitante mas encarece a passagem.
Sendo assim nós recomendamos que siga nossas dicas e vá descartando as piores opções para escolher um bom lugar no avião, ou, se tiver um dinheiro extra para investir, pagar a diferença para dispor de um assento melhor.
Poder voar confortavelmente faz toda a diferença para a viagem num todo, principalmente em viagens intercontinentais, que costumam ser viagens mais longas e cansativas.
As vezes gastar um pouco a mais na passagem pode significar chegar menos cansado e aproveitar melhor no destino. Se você tem uma viagem cansativa, sem ter dormido bem, com pessoas lhe incomodando durante o voo, certamente precisará recarregar as baterias e isso pode custar um dia a menos no seu destino final.
Todos nós buscamos os melhores preços na hora de comprar as passagens, passamos dias pesquisando até encontrar a melhor tarifa, porém, investir um pouco mais para ter um assento mais confortável pode lhe render mais energia para aproveitar a viagem.
Esperamos que essas dicas tenham sido útil para vocês.
Continuem conosco e #VaiMesmo!
Por:
@fabitohenrique
“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.“
#VaiMesmo!
|