Uma viagem à cultura e às tradições andinas numa cidade emoldurada pela majestosa Cordilheira dos Andes. Lima, a capital do Peru traz consigo as lembranças de seus antepassados incas e a estrutura citadina dos colonizadores espanhóis.
Hoje temos um roteirão de três dias em Lima para os amantes da
históriae da natureza. Ideal para quem viaja sozinho, em
mochilão, muito bem acompanhado ou com amigos esse é o melhor roteiro para quem quer ficar por poucos dias sem perder a oportunidade de conhecer os pontos mais importantes.
Não se trata de ser apenas a maior cidade do
Peru, mas uma das maiores da América do Sul. Os extensos subúrbios costeiros de Lima e o movimentado centro comercial podem ser avassaladores para os visitantes de primeira viagem.
Três dias são suficientes para aproveitar os destaques, com tempo para admirar as grandes praças centrais, explorar o bairro artístico de Barranco e visitar as praias e shoppings de Miraflores.
Dia 1
Plaza de Armas
Tempo de visitação previsto: 1 a 2 hs
Um dos centros históricos listados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, também conhecida como Plaza Mayor. Aproveite para conhecer o palácio presidencial, a Sala da Cidade e o Palácio da União, aproveite para fotografar todo o complexo em especial a fonte central e depois deguste um bom café, em uma das charmosas cafeterias espalhadas pela praça.
Diariamente, ao meio-dia, há a troca da guarda presidencial; Para visitar os prédios do governo você precisa estar com seu passaporte à mão.
Catedral de Lima
Tempo de visitação prevista: em média 2h
A requintada Catedral de
Limanunca deixa de impressionar e os visitantes podem maravilhar-se com os intrincados mosaicos, conhecer o túmulo de Francisco Pizarro (o fundador de Lima) e visitar o Museu de Arte Colonial no local.
Procure visitar a catedral ao cair da tarde – seu esplendor ainda é maior à noite. A entrada na Catedral é gratuita, mas não a entrada no museu (uma pequena taxa é cobrada).
Plaza de San Martin
A imponente estátua do herói nacional José de San Martin domina a Plaza San Martin, mas a movimentada praça é também o lar de notáveis edifícios como o Teatro Colón, o Hotel Bolivar e os edifícios Giacoletti. Pegue um café para viagem e acomode-se na grama para ver o mundo passar. Tanto a Plaza de Armas quanto a Plaza San Martin estão ligadas por uma rua comercial para pedestres, a Jiron de la Unión. Taxis por aqui são caros, procure andar um ou dois blocos e fuja dos valores “turista”.
Circuito Mágico de Água
Tempo de visitação previsto – 1h e 30 min aproximadamente.
Dirija-se ao belo Parque de la Reserva ao pôr do sol, onde a principal atração é o Magic Water Circuit, o maior complexo de fontes do mundo. A deslumbrante exibição de luzes, música e água inclui a imponente Fonte Mágica, um túnel de água de 35 metros de comprimento e uma fonte piramidal. O Circuito fica aberto de quarta a domingo de 16 às 22h.
Huaca Puciliana
Tempo previsto de visitação – 2hs aproximadamente.
Entre as mais famosas huacas de
Lima(cemitérios pré-históricos), Huaca Pucllana remonta a 500 dC e permanece notavelmente preservada. Os visitantes podem subir a pirâmide de 22 metros, feita de tijolos de barro esculpidos à mão, bem como visitar o museu no local. Use sapatos confortáveis para caminhar pelas pedras. No terraço há um restaurante com vista para as ruinas.
Dia 2
Museu Larco
Tempo previsto de visitação – 2hs aproximadamente.
Este é um dos mais importantes museus de
lima. Possui uma enorme coleção inclui cerâmicas, artefatos de ouro e prata e múmias que remontam a tempos pré-históricos incas. Você pode inclusive conhecer os depósitos do museu, com centenas de itens que não estão em exposição. Até o prédio é impressionante – uma grande mansão colonial do século XVIII, rodeada por jardins floridos.
Museu Mario Testino
Tempo previsto de visitação – 2hs aproximadamente.
Um pequeno e elegante museu de arte, com intrigante coleção de retratos das celebridades mais cativantes e fotografias de vestimentas tradicionais peruanas. Dentre os rostos famosos, a princesa Diana e a modelo Kate Moss. Aproveite para desfrutar do café no jardim.
Mercado Indiano
Tempo previsto de visitação: 3h
Caso você deseje levar algumas lembranças incomuns, experimentar comidas locais ou investir em produtos de alpaca de qualidade, você encontrará tudo o que se pode imaginar no agitado Mercado Indiano, por isso, tenha bastante tempo para gastar por lá.
Lacomar Shopping
Um dos principais shoppings da cidade, tem bons restaurante, bares e lojas. Bom para fazer comprinhas.
Dia 3
Calçadão de Miraflores
Tempo previsto para visitação – 1h e 30 min
Passear ao longo do calçadão de Miraflores, contemplando as escarpas costeiras ao pôr do sol e observar os parapentes sobrevoando a costa. Uma atividade muito empolgante é alugar uma bicicleta para pedalar ao longo do calçadão ou simplesmente passear pelo seu entorno, parando para tomar um sorvete em um dos cafés ao longo do caminho.
Praias de Miraflores
Saindo da Igreja Matriz Virgen Milagrosa, que belíssima, caminhe reto pela Avenida do Larco (uma avenida comum sem grandes atrativos especiais), até chegar na costa onde está o Lacomar Mall. Aproveite e veja as lindas vistas da costa. Olhando para o mar, do lado esquerdo, está a praia de Barranqueiros e do lado direito está a Pebble Beach. Aposte nas playas El Silencio (km 38); Señoritas(mais suave), Caballeros (ideal para surfistas), Naplo e Puerto Madero (essas duas de acesso mais restrito). Dá pra aproveitar mesmo no verão de janeiro à abril.
Ponte dos Suspiros
Chegando no bairro boêmio Barranco não deixe de conhecer a famosa Ponte dos Suspiros, o marco mais característico do distrito. Assista ao pôr do sol a partir da ponte, em seguida, vá até a Bajada de los Baños abaixo, onde você encontrará muitos dos melhores bares, restaurantes e locais de música do bairro.
Uma noite no Barranco
Tempo previsto de visitação – de 4 a 5 horas
A noite começa agitada no distrito mais boêmio de Lima. Uma bem-vinda mudança de ritmo em relação ao movimentado centro da cidade, com sua excêntrica arte de rua, arquitetura colonial característica e parques cheios de flores. Passe algum tempo passeando pelas muitas galerias de arte, lojas de roupas e artesanato, bares e cafés. Diversão noturna com vários shows de música ao vivo com artistas locais. O ideal é andar à pé, portanto, calçados confortáveis.
Algumas Dicas
Em Limavocê anda muito, portanto, aposte em sapatos confortáveis como tênis para caminhadas. Rupas leves e agasalhos também são recomendados, especialmente no inverno (cuidado com as baixas temperaturas pois costumam chegar bruscamente);
· Valorize o rico artesanato peruano: máscaras, vasos de barro e lãs na fabricação de ponchos, cobertores e tapetes com lindos desenhos!
· Para quem ama animais não deixe de se aproximar das cativantes lhamas e alpacas!
· A forma mais econômica de chegar em
Lima é por micro-ônibus ou Kombi. É só sinalizar como se parasse um taxi, diga ao condutor onde você quer ir e pague sua passagem em dinheiro quando você já estiver dentro do veículo;
· Procure usar apenas taxis licenciados e combine o valor da corrida antes de começar, não há uma tarifa padrão.
· Não deixe de comer o famoso Ceviche, prato típico da região feito à base de peixe marinado com ervas e temperos. Ah, e os saborosos sorvetes de lúcuma, de pisco, de coca e de camu-camu;
· Como em qualquer cidade grande, os turistas podem ser alvos de pequenos furtos, portanto, atenção ao posicionar sua bolsa/mochila e procure guardar o passaporte num lugar seguro (como num bolso interno na blusa, jaqueta ou calça, por exemplo);
· A gorjeta em bares e restaurantes não é necessária, exceto se em grandes mercados ou restaurante turísticos, os 10% são sempre bem-vindos;
· Os supermercados Vivanda, Wong, Metro e o hiper Tottus são ótimos para quem quer economizar com os produtos locais, comprar frutas exóticas e quinoa (a 10 reais o quilo).
O mais importante, aproveite o astral de
Lima, curta suas cores vibrantes, sabores, sons, povo simpático e tradições! Antes confira o que Lima tem de melhor em
Hotel Urbano e viva mais histórias!