Se você tiver viagem programada para este ano, não custa nada dar uma pesquisada sobre seu destino.
Lugares como Dubrovnik, Veneza e Machu Picchu estão adotando novas políticas para limitar o número de viajantes permitidos neste ano.
A única maneira de evitar que isso aconteça é aumentando a conscientização e promover hábitos de viagem consciente; com isso ajudar a impedir que outros locais fechem no futuro.
Abaixo falaremos de 4 destinos bastante procurados que estão temporariamente fechados para os turistas.
Localizada nas Ilhas Phi Phi na Tailândia, Maya Bay foi temporariamente fechada para turistas em junho de 2018 e reaberta em outubro de 2018.
Porém no começo deste ano o local foi novamente fechado por tempo indeterminado.
O exuberante e delicado ecossistema marinho da ilha, Phi Phi Leh, foi dizimado pelo exagerado tráfego (sem controle) de turistas devido à sua popularidade.
A surpreendentemente bonita praia até então secreta ficou famosa em 2000 depois que o filme The Beach (a praia) com o Leonardo Dicaprio mostrou para o mundo as belezas da região.
De lá para cá o número de turistas que visitavam a praia todos os anos só aumentavam sem nenhum controle a ilha que não tem estrutura para receber tanta gente começou a ser degradada.
O governo tailandês, os proprietários de grandes resorts e os biólogos marinhos estão trabalhando arduamente para salvar o ecossistema local.
Embora Maya Bay e a ilha de Phi Phi Leh estejam completamente fechadas, sua ilha irmã (muito maior) Phi Phi Don, permanece aberta com toda a estrutura para receber turistas que procuram o paraíso tailandês.
Qualquer pessoa que já viajou para lá concordaria que os Dragões de Komodo estão entre os animais mais legais do mundo, e isso infelizmente se tornou um problema. Pois há uma demanda crescente no mercado negro pelo lagarto, e os contrabandistas cada vez mais estavam invadindo a ilha em busca do animal. Por conta disso o governo indonésio foi obrigado a fechar a ilha aos turistas até pelo menos janeiro do próximo ano.
A ilha recebe cerca de 10.000 visitantes por mês, uma pequena parte destes turistas em 2018 roubaram 41 criaturas e as venderam fora do país por aproximadamente US $35.000.
Por conta disso a ilha permanecerá inacessível por tempo indeterminado.
O lado chinês do mundialmente famoso acampamento base do Monte Everest está oficialmente fechado para turistas.
O governo local decidiu no final de 2018 fechar a área por um período.
De acordo com a ABC News, há uma força tarefa para limpar grandes quantidades de lixo deixado no local pelos visitantes.
O Departamento de Esportes da Região informou que no ano passado, eles coletaram 8,4 toneladas de resíduos no campo. Estes resíduos são basicamente materiais, embalagens e resto de comidas deixados pelos turistas que levantam acampamento.
Alpinistas profissionais e pesquisadores ainda serão permitidos acessar a reserva.
Caminhantes que pretendem fazer uma caminhada no cume ainda podem acessar a montanha solicitando uma permissão.
Mas apenas 300 passes serão emitidos anualmente e caminhadas são permitidas apenas durante a primavera.
Escalar o famoso Uluru, também conhecido como Ayers Rock, na Austrália está oficialmente proibido em 2019.
Essa medida foi anunciada pela primeira vez em 2017 pelo conselho do parque nacional, que afirmou que a área não é um parque de diversões e que ela tem um profundo significado cultural e isso precisava ser preservado e respeitado.
Embora tenha sido anunciado em 2017, o conselho havia dado aos caminhantes até 2019 a oportunidade de escalar a rocha uma última vez. Essa foi uma forma de tentar manter a paz com os turistas.
A proibição começa oficialmente em 26 de outubro de 2019.
Alguns turistas conscientes após saberem da proibição se sentiram responsáveis e como forma de desculpas estão devolvendo ao parque pedaços de rochas que levaram como recordação do local.
Fonte: thediscoverer.com
Como podemos ver, todos os locais citados acima foram fechados principalmente por conta de interferência humana. É triste saber que os locais que nós devíamos poder apreciar está sendo fechado por que nós (seres humanos) não cuidamos como deveríamos.
Então, fica aqui o nosso alerta.
Não prejudique a natureza, não deixe sujeira para trás, não maltrate os animais, não pise em lugar proibido pisar, não suba numa arvore se for proibido subir, não danifique o eco sistema, vamos cuidar do que é nosso!
Viaje e #VaiMesmo!
Por: @fabitohenrique
“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.” #VaiMesmo! |