Ficar antenado é sempre uma boa idéia.
Foi assim que ficamos sabendo de uma promoção de passagens aéreas para Melbourne saindo de Sydney; incríveis $39,99 dólares Australianos.
E quem vai para Melbourne tem o dever e obrigação de ir visitar os 12 apóstolos. Apesar de longe (o caminho mais curto até lá dura pelo menos 3 horas) é um passeio que vale a pena, afinal, os Twelve Apostles (Doze Apóstolos).
Mas afinal, quem são os 12 apóstolos?
Era uma vez a muitos e muitos anos atras (algo em torno de 20 milhões de anos) no parque nacional de Port Campbell a força da agua do mar e o vento começaram a causar erosão nos penhascos da costa litorânea de região.
Com o passar dos anos as rochas foram cedendo e se desprendendo da costa, formando buracos que com o tempo passaram a ser cavernas, então pontes de pedras até que enfim solitárias rochas soltas no meio do oceano.
Ao que se sabe nunca existiram 12 rochas, no máximo foram 10 impontes colunas de arenito que despontavam no mar como se fossem sentinelas de um mundo ancestral. O nome 12 apóstolos foi dado apenas para tornar o local mais atrativo para os turistas, parece que deu certo.
Diz a lenda que em 1990 uma das rochas que compõem a arquitetura natural da região (conhecida como o Arco de Londres) cedeu se desprendendo da costa e nessa ocasião alguns turistas estavam sob a rocha e ficaram ilhados, tendo que esperar um resgate de helicóptero para resgata-los.
Hoje existem apenas oito dos doze apóstolos, o nono cedeu completamente em 2005.
Sem sombra de duvidas esse é o ponto turístico mais visitados por quem vai a Melbourne e provavelmente a #hashtag mais relacionada a Melbourne deve ser #TwelveApostles.
Existem 2 formas de chegar até o Parque Nacional de Port Campbell, local onde é possível avistar os 12 apóstolos.
O caminho mais bonito é também o mais longo, pela inigualável Great Ocean Road. Esse trajeto dura em média 5 horas, partindo de Melbourne, mas é de uma beleza inigualável, pois ela te leva beirando toda a costa litorânea. Se você está com tempo, essa com certeza é a melhor pedida, pois no trajeto é possível ir parando em varias praias incrível ao longo do caminho. Se você estiver com sorte é possível também avistar Coalas no topo dos Eucaliptos que compõem a paisagem na parte de serra da viagem.
O outro caminho leva em torno de 3 horas e basicamente corta as enormes fazendas da região.
A viagem de 3 ou 5 horas vale a pena independentemente de qual trajeto você escolha, e não somente pelos 12 apóstolos mas também pelos outros pontos turísticos existem no Port Campbell National Park.
Além dos 12 apóstolos outros pontos que valem visitação são:
– A praia Loch Ard Gorge
– O mirante e a praia de Gibson Steps
– London Bridge Lookout
– Mutton Bird Lookout
– Tom and Eva Lookout
– The Arch
O acesso ao mirante de observação dos 12 apóstolos e o estacionamento são gratuitos mas se você quiser ter uma experiência completa é possível fazer um voo de helicóptero por cima das impressionantes formações rochosas quem podem chegar a 50 metros de altura.
Os mirantes (lookout como são conhecidos aqui) foram construídos em locais estratégicos para garantir aos turistas os melhores ângulos de cada um dos pontos turísticos.
Os cenários são simplesmente lindos e impactantes, quem os visita certamente registrará em fotos e na sua memória para sempre.
Se me perguntarem se vale a pena ou não visitar os 12 apóstolos, minha resposta sempre será: Vai! Vai mesmo!
Por: @fabitohenrique
“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.” #VaiMesmo! |